Início
 
Memórias do Ultramar PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Administrator   
Sexta, 11 Maio 2012 22:57

 

Intimamente ligado à exposição que está patente no átrio dos Paços do Concelho, "Guerra Colonial – lembrar para não esquecer”, realizou-se, no dia 9 de Maio, no Polivalente do Pólo 1 do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, uma palestra subordinada ao tema: “Memórias do Ultramar”.

Este evento contou com a presença do senhor Doutor Augusto Freitas, digníssimo Presidente da APVG, o qual desfiou um rol de acontecimentos históricos que “levaram Portugal” para uma guerra de guerrilha no então Ultramar (Portugal Ultramarino Angola, Moçambique, Guiné…), sem esquecer o que antes acontecera em Goa, Damão e Diu – na Índia portuguesa). Apesar de não terem sido desejadas, foram marcantes para todo o país, quer pelo número de mortos que causaram (cerca de 10 000), quer pelos estropiados (cerca de 5 000) e “incontáveis” indivíduos que hoje sofrem de stress de guerra.

A conversa reportou ao período da Guerra de 1961 a 1974, enfatizando o seu contributo, de forma decisiva, para a eclosão da Revolução do 25 de Abril.

Os acontecimentos relatados representaram, por isso, um dos períodos mais marcantes da nossa história, referente à segunda metade do século XX.

 


 

Tratou-se de um acontecimento oportuno e pertinente, que ligou a Guerra Colonial ao 25 de Abril e revelando a importância do sucedido, uma vez que perpassa gerações e marca a nossa memória coletiva.

São de relevar os testemunhos, na primeira pessoa, de alguns dos presentes, todos ex-combatentes no Ultramar.

A plateia, que encheu por completo o Polivalente, mostrou-se atenta e interessada, como o demonstraram as questões pertinentes colocadas por vários alunos, no momento a isso destinado.

 


 

Para fundamentar a pertinência do que aconteceu na nossa escola no dia 9 de Maio de 2012, cito o convidado do Painel:

“A diferença entre o Homem que sonha e faz e aquele que simplesmente sonha é a que existe entre os que sonham e lutam pela concretização desse sonho e os que apenas sonham e esperam que o sonho aconteça!”

Doutor Augusto Jesus Oliveira Lopes Freitas


E nos homens que se dão gratuitamente a causas, eu acredito!”

Rui Gomes

 
Convocatória nº 128/1112 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Administrator   
Quarta, 09 Maio 2012 17:16

Convocatória nº 128/1112

Assunto: Preenchimento de questionários relativos ao Processo de Autoavaliação do Agrupamento
Data: até 30 de junho de 2012

Tendo em vista prosseguir o processo de autoavaliação do Agrupamento e promover a recolha e análise de dados, solicita-se a todos os elementos da comunidade educativa o preenchimento dos seguintes questionários (para mais informações, ler a Convocatória nº 128/1112):

 
Semana da Europa – Conferência “Repensar a Europa” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Administrator   
Quarta, 09 Maio 2012 16:15

 

No dia 8 de maio de 2012, realizou-se, no Polivalente da Escola Básica e Secundária Diogo Bernardes, uma conferência subordinada ao tema “Repensar a Europa”, proferida pelo Prof. Dr. Rui Henrique Alves, da Faculdade de Economia do Porto. O orador começou por caraterizar a Europa, ou melhor, os países que integram a atual União Europeia, como um espaço de diversidade, quer em termos populacionais, quer em termos de rendimentos e de dimensão das suas economias. Contextualizou historicamente o ponto de partida para a criação da União Europeia, dado no pós 2ª guerra mundial, referindo a destruição verificada em alguns dos países que estiveram no grupo inicial. Divulgou alguns dos principais resultados da criação deste projeto político e económico, a sua evolução em termos de alargamento e de aprofundamento e deu particular atenção ao facto de a construção europeia ser um “work in progress”, uma vez que nunca está/estará concluída. Os desafios atuais – competitividade e emprego – levantam a discussão em torno do seu futuro, nomeadamente sobre a permanência ou não de alguns países na moeda única. Surge a necessidade de decidir de que forma vai evoluir a instituição União Europeia, abrindo-se a discussão entre os que defendem a criação de uma Federação e os que se lhe opõem. Terminou apresentando algumas possíveis respostas a estes desafios, por parte de Portugal e a nível económico, assumindo-se defensor da manutenção do nosso país na moeda única, considerando que são necessárias reformas estruturais com impacto a médio prazo e medidas de austeridade no curto prazo. E que surja uma solução consistente a nível europeu. A nível político defende que Portugal se mantenha na linha da frente da construção europeia, que se reforce o pilar supranacional e que se combatam as tendências de dominação dos países grandes.

 


 

Esta conferência realizou-se no âmbito da Semana da Europa, promovida pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, que agradece a disponibilidade do Prof. Dr. Rui Henrique Alves para colaborar nesta atividade.

Prof. Ângela Rodrigues

 
Exposição “Nós pela Europa com espírito olímpico” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Administrator   
Terça, 08 Maio 2012 17:29

 

A exposição “ Nós pela Europa com espírito olímpico” foi inaugurada no dia 7 de maio e encontra-se aberta, ao público, até ao próximo dia 11 de maio.

Na exposição estão retratados, com objetos, os 10 países da Europa que já realizaram Jogos Olímpicos: Grécia, França, Alemanha, Holanda, Bélgica, Reino Unido, Espanha, Suécia, Itália e Finlândia. Está também representada a chama olímpica e o símbolo da bandeira olímpica com os 5 arcos de diferentes cores, que representam cada um dos continentes.

A exposição decorre no âmbito da Semana da Europa, promovida pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca que agradece a colaboração a todos os que se disponibilizaram a emprestar os objetos que se encontram expostos.

A organização

 
Projeto “De mãos dadas com a floresta” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Administrator   
Terça, 08 Maio 2012 17:06

Apresentação dos valores naturais da biodiversidade e dos diferentes habitats existentes no Parque Nacional da Peneda-Gerês

 


 

No âmbito do projeto “De mãos dadas com a floresta” realizou-se no dia 13 de Abril uma apresentação dos valores naturais da biodiversidade e dos diferentes habitats existentes no Parque Nacional da Peneda-Gerês. A condução dos trabalhos esteve a cargo da Eng.ª Cristina Machado, técnica do Parque, que, no auditório do polo 2 da Escola-sede do Agrupamento, fez o enquadramento geral desta área protegida única no país, para cerca de 95 alunos da educação Pré-escolar.

O Parque Nacional da Peneda-Gerês, criado em 1970 no âmbito do ano Europeu da Conservação da Natureza, é a mais antiga área protegida do país. Com cerca de 72.000 hectares, ocupa uma região montanhosa que inclui grande parte das serras da Peneda, do Soajo, Amarela e do Gerês.

Detentor de uma grande variedade de habitat e de uma biodiversidade de riqueza excecional, tem um coberto vegetal de caraterísticas únicas no país.

Possui uma fauna muito diversifidada, donde se destaca o corço, o lobo, o javali, a raposa, o texugo, a lontra, a águia real, o falcão peregrino, a vibora, etc. É ainda de assinalar a população de garranos selvagens da raça luso-galaica e, mais recentemente a cabra montesa.

Relativamente à flora, nas zonas baixas e abrigadas, encontram-se os bosques de carvalho alvarinho aos quais se associam o castanheiro, o padreiro, o azereiro, o pilriteiro, o medronheiro, a gilbardeira, os sobreiros e os azevinheiros.

Aguçada a curiosidade, fator importante para o desenvolvimento do projeto, realizaram-se na sala de aula um conjunto de atividades abrangendo as diferentes áreas de conteúdo da educação pré-escolar. As actividades desenvolvidas originaram múltiplos registos gráficos e verbais, discussões muito interessantes e muitas descobertas progressivamente mais concretas e científicas.

 

 
 
 

 

 

A Educadora: Alberta Centeno

 
Semana da Europa PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Administrator   
Terça, 08 Maio 2012 11:44

De 7 a 11 de maio, está a decorrer a "Semana da Europa". Consulta as atividades que estão a ser desenvolvidas.

 


 

 
Guerra Colonial -1961/1974 - Lembrar para não esquecer PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Administrator   
Terça, 08 Maio 2012 11:34

(clique na imagem, para ver o álbum completo)

 

“Guerra Colonial – 1961-1974 - Lembrar para não esquecer” é o tema da exposição que, desde o dia 7 até ao dia 16 de maio, está patente ao público no Átrio dos Paços do Concelho, em Ponte da Barca.

Na sessão de abertura usaram da palavra o Diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, o Presidente da Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra e o Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, que após uma breve apresentação da exposição, salientaram a importância desta iniciativa.

Nesta exposição é descrito através de textos, documentos iconográficos, objetos, recordações, fardamento… algumas das facetas da Guerra Colonial. Dá-se ainda a conhecer o papel dos aerogramas, enquanto suporte de escrita durante a Guerra Colonial, valorizando, simultaneamente, a sua importância como transmissores de solidariedade e de calor humano num cenário de guerra.

Esta exposição acontece no âmbito da Semana da Europa, promovida pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca que muito agradece a colaboração da Câmara Municipal de Ponte da Barca, da Associação Portuguesa dos Veteranos de Guerra e de todos os ex-combatentes que cederam fotografias e outra recordações que se encontram expostas.

A Coordenadora DCSH
Maria José Gonçalves

 
Vencedor do SAFARI FOTOGRÁFICO PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Administrator   
Terça, 08 Maio 2012 11:25

 

Lorena Abreu, Luísa Esteves e Mário Pereira são os autores da fotografia que conseguiu a vitória absoluta no concurso “Safari Fotográfico”.

Numa primeira fase, o trabalho de grupo apresentado pelos três alunos do 6.º A reuniu o consenso do júri que, entre todos os concorrentes, o elegeu como o mais bem conseguido.

Curiosamente, a votação eletrónica que decorreu ao longo do mês de abril no blogue na Biblioteca Escolar (www.bibliobarca.blogspot.com) acabou por confirmar a mesma opção.

De facto, os cibernautas, confrontados com dez fotografias que o júri havia selecionado para a fase final, manifestaram idêntica sensibilidade, de tal forma que a foto reuniu 45% das preferências.

Dinamizado no contexto da caminhada “Respirar a Barca”, o concurso foi promovido pelos Clubes da Floresta Prosepe e pela Biblioteca Escolar, que desafiaram os alunos do Agrupamento a fotografar elementos do percurso (ambientais, culturais, paisagísticos).

O júri foi constituído pelo Diretor do Agrupamento, por um professor de Fotografia, um professor de Educação Visual, um professor de Educação Física, um professor de Informática, um elemento da equipa da Biblioteca Escolar e pelo professor coordenador do Prosepe.

A organização

 
«InícioAnterior12345678910SeguinteFinal»

Pág. 8 de 90
 
Faixa publicitária
Faixa publicitária

Onde estamos

Faixa publicitária

Segredos da Nossa Floresta

Faixa publicitária

Blogue Técnico Anim.Sociocultural

Faixa publicitária

Blogue BiblioBarca

Faixa publicitária
Faixa publicitária

Blogue J.I.Paço Vedro Magalhães

Faixa publicitária

Blogue J.I. Agrupamento

Faixa publicitária

Blogue BioBarca

Faixa publicitária
Membros : 156
Conteúdo : 768
Favoritos web : 15
Visualizações de conteúdos : 402014
Temos 6 visitantes em linha